Neste Natal não respondi à mensagem do meu tio. Era a mesma rotina de sempre: parabéns, feliz Natal, e nada mais. Meu tio é um cara sensacional, uma das pessoas com quem mais gosto de me relacionar. Isso nunca foi o suficiente. Mas compreendo a responsabilidade compartilhada da situação. Só não sabia o que fazer. Até hoje. Todos os dias enquanto preparo meu café, lembro-me de uma história com meu avô: Eu devia ter uns 15 anos de idade quando fui à casa dele para um lanche. Meu pai, meu tio e eu estávamos lá, e meu pai sugeriu que tomássemos um café com leite. Mas, quando ele trouxe o café, eu fiquei surpreso ao ver que ele havia adicionado uma quantidade enorme de leite. Uns 3/4 do copo no mínimo. Eu disse a ele: "Você não gosta mais de café com leite escuro?" E ele respondeu: "Você nunca tomou o café do seu avô, né?" Meu tio e ele deram uma risadinha sarcástica (característica de família) e eu fiquei curioso mas meu pai sinalizou que esperasse...