A Receita da Conexão
Neste Natal não respondi à mensagem do meu tio.
Era a mesma rotina de sempre: parabéns, feliz Natal, e nada mais. Meu tio é um cara sensacional, uma das pessoas com quem mais gosto de me relacionar. Isso nunca foi o suficiente. Mas compreendo a responsabilidade compartilhada da situação. Só não sabia o que fazer. Até hoje.
Todos os dias enquanto preparo meu café, lembro-me de uma história com meu avô:
Eu devia ter uns 15 anos de idade quando fui à casa dele para um lanche. Meu pai, meu tio e eu estávamos lá, e meu pai sugeriu que tomássemos um café com leite. Mas, quando ele trouxe o café, eu fiquei surpreso ao ver que ele havia adicionado uma quantidade enorme de leite. Uns 3/4 do copo no mínimo. Eu disse a ele: "Você não gosta mais de café com leite escuro?" E ele respondeu: "Você nunca tomou o café do seu avô, né?"
Meu tio e ele deram uma risadinha sarcástica (característica de família) e eu fiquei curioso mas meu pai sinalizou que esperasse. O vô trouxe uma cafeteirinha italiana micro, a menor que eu já havia visto, e adicionou apenas uma pequena dose de café ao leite quente. Foi como magia! O leite escureceu quase que instantaneamente e ficou com um aroma e sabor incríveis. Eu nunca havia provado uma café com leite tão ... perfeito.
Hoje, como que por intuição, usei um pouco menos de água, uma quantidade diferente de pó, um tempo a mais no fogo... sei que quando terminei meu café, eu havia conseguido reproduzir exatamente os mesmos sabor, cor e aroma do café do vô. A conexão foi tão forte com aquele dia que foi inevitável a minha decisão de compartilhar esse momento com meu tio. Lhe enviei uma mensagem de áudio contando toda a história do café com leite, desde o lanche na casa do vô até o momento em que eu consegui reproduzí-lo.
Eu disse a ele que me incomodava que nossa comunicação fosse apenas em datas festivas e que queria compartilhar mais momentos genuínos e únicos como este com ele. E foi isso que eu fiz. Te amo meu tio.

Comentários
Postar um comentário